terça-feira, 15 de março de 2011

Coincidência ou Destino ?!?!


Já vou logo avisando ao leitor, que não tente entender, precipitadamente. Algumas coisas são, sim, ditas nas entrelinhas, outras simplesmente são o que são, sem qualquer razão ou explicação. Tudo aqui é puro acaso. Ou destino. Vai da crença de cada um e do entendimento, ou não.





Eu não sei dizer ao certo se todas as coisas que eu penso acontecem mesmo ou se é obra da minha fértil imaginação. Tudo mudou, por fora e por dentro. Sem qualquer arrependimento. Posso sentir em cada fio de cabelo, em cada músculo do meu corpo, em cada pensamento todas essas mudanças.
Algumas vezes eu me pego questionando-me sobre realidade e ilusão. Sobre certeza e incerteza. Seriam todas elas coincidência ou destino?!
Às vezes, acredito que tudo acontece porque tem uma razão e um propósito e que ia mesmo acontecer, de uma maneira ou de outra. Às vezes, acredito que tudo é coincidência e nada é premeditado, muito menos previsto. E confundo-me.
Seriam todos os encontros pelo caminho, todas as conversas mudas, todas as pessoas, tudo, coincidência ou destino?
Tem horas que não acredito nem em um, nem no outro. Algumas coisas simplesmente não se encaixam. Como lembranças, por exemplo. As minhas são, geralmente, muito confusas. Mas as que são claras, são realmente nítidas. Queria poder escolher cada uma delas. Ter um momento na vida, de repente uma vez por ano, em que pudesse filtrar e escolher do que lembrar no ano seguinte. Parece loucura, mas quem não gostaria de escolher afastar tudo aquilo que perturba a mente e o sono, e aproximar o que te traz sorriso e paz?
Algumas lembranças eu ignoro. Finjo que elas não existem, como se pudesse escolher. Outras faço questão de não esquecer e mesmo aquelas que são, aparentemente, indiferentes, aparecem nem que seja pra servir de comparativo.
Comparação. É estranho olhar para trás e avaliar mudanças e associar a sonhos e desejos futuros. É estranho comparar o que já foi com o que já é e pensar em como poderia ter sido.
Não, eu não mudei de assunto. Ainda estou pensando e duvidando se tudo é mesmo coincidência ou destino. E amarrando com lembranças, reflexões, desilusões e sonhos. E nada faz sentido. É loucura tentar entender, eu já disse. Acho que algumas coisas só existem mesmo para confundir e tirar o sentido das outras.
Alguém disse hoje pra mim: "Só me arrependo do que eu não fiz." Não foi bem assim, eu confesso, mas entendi como se fosse. E no fim das contas, é só o que importa mesmo: no que se acredita.
Eu acredito nos dois. Coincidência e destino. Acho que cada um tem sua vez de existir e que quase nunca estão juntos, mas é possível.
Entender tudo isso? Perda de tempo. Algumas coisas tem a desnecessidade de compreensão.



14/03/2011 - 21:47 hrs

3 comentários:

  1. Pra que entender se a gente pode só fingir que entende? Coincidência ou destino? Dá tudo no mesmo, não importa o porque desde que aconteça!
    Adorei o blog, tentarei acompanhar também!

    ResponderExcluir
  2. A coincidência pode ser uma face do destino. Quando acordamos temos uma "agenda mental" com tudo que pretendemos fazer. Sabe como pretendemos terminar ou onde chegarmos, mas como fazemos e com quem fazemos é bem diferente. Cada esquina que viramos muda tudo, quando entramos em um quarto mudamos tudo... a cada passo podemos reconfigurar tudo o destino.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim não é o destino ou coincidência que está em conta... Não compliquem o simples. O problema é quando nos deparamos com uma coincidência (o que jamais esperariamos que acontecesse), e depois faz-se a pergunta: afinal o que é que essa "coincidencia" nos quererá dizer? Será a previsão de um destino? Esta coincidência será um sinal? Será um sinal a apontar para um destino que nós procuramos, mas que ainda não aceitámos? É isso aí...

    ResponderExcluir